O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético (PPGINDE) está vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE). Sediado na cidade de Tucuruí, Pará, o curso foi criado em 2016 com um Mestrado Acadêmico e conta com o apoio institucional das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte) e da Prefeitura Municipal de Tucuruí.

O PPGINDE tem como principal objetivo o desenvolvimento científico e tecnológico da região amazônica e, por consequência, do país, possibilitando a qualificação de profissionais para atuar na região diante da crescente demanda por recursos humanos preparados para lidar com a realidade e os problemas regionais, que abriga grandes projetos no campo da geração de energia e da extração mineral.

O PPGINDE, enquanto Mestrado Acadêmico, busca formar profissionais capazes de desenvolver atividades no campo do ensino, pesquisa e extensão. Aliado a isso, o curso também tem dado enfoque a atividades práticas, fornecendo subsídios para que o profissional formado possa ser atuante em diferentes atividades em empreendimentos relacionados à infraestrutura e desenvolvimento energético.