O PPGINDE divulga o artigo intitulado “Predição de operação de bombas como turbina e sua aplicação para recuperação de energia em sistemas de distribuição de água” de autoria da egressa Juliana Gaia Ducati, engenheira Juliana Melo de Sousa, Prof. Dr. Davi Edson Sales e Souza e seu orientador Prof. Dr. André Luiz Amarante.
 
O artigo foi publicado na Revista AIDIS, Vol. 16, No. 1, 6 de abril de 2023. E foi resultado da pesquisa de mestrado finalizada no ano de 2021, no PPGINDE/NDAE.
 

 

A coordenação do PPGINDE informa que no período de 29/05 a 05/06/2023 estarão abertas as matrículas para o Exame de Proficiência em língua Inglesa do 1º semestre de 2023.

As solicitações de matrículas devem ser feitas pelo SAGITTA. A secretaria acadêmica receberá as chamadas e fará o registro no SIGAA.

O exame será presencial, na Sala do PPGINDE, no NDAE, e ocorrerá no dia 07 de junho de 2023, das 14h às 18h.

Em tempo hábil serão enviadas orientações específicas aos/às discentes matriculados/as no exame.

Cordialmente,

Prof. Dr. Douglas Neves Garcia

Coordenador do PPGINDE

Portaria nº 4431/2022

O PPGINDE convida toda a comunidade acadêmica e demais interessados/as, para a sessão pública de DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.
 
Título: AVALIAÇÃO DE MODELO DE ELEMENTO DE PÁ APLICADO À TURBINAS EÓLICAS COM DIFUSORES ATRAVÉS DE ANÁLISE CFD.
 
Orientando: WALDSON MELO BEZERRA.
Orientador: Prof. Dr. ANDRÉ LUIZ AMARANTE MESQUITA.
 
Hora: 09h
Data: 30/05/2023.
Local: Videoconferência.
 
Participem!!

 

O PPGINDE convida toda a comunidade acadêmica e demais interessados/as, para a sessão pública de DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.
 
Título: MODELAGEM DA CAPACIDADE DE INFILTRAÇÃO DE DIFERENTES CENÁRIOS DE PAVIMENTOS PERMEÁVEIS NA BACIA DO UNA – BELÉM – PA.
 
Orientando: JOÃO VICTOR BATISTA PALHETA.
Orientadora: Profa. Dra. LUCIANA DE NAZARÉ PINHEIRO CORDEIRO.
 
Data: 06 de abril de 2023, às 09h.
Transmissão por videoconferência.
 
Participem!!

Comunicamos que a secretaria acadêmica do NDAE está recebendo os documentos referentes à solicitação de carteira intermunicipal dos/as alunos/as vinculados aos cursos de pós-graduação (PPCA, PEBGA e PPGINDE).
 
O prazo para entrega dos documentos é até 21 de abril de 2023 e documentos necessários são:
- Duas fotos 3x4 com fundo branco;
- Carteira de Identidade (RG);
- Cópia de CPF;
- Comprovante de Residência (atualizado) em nome do aluno, pais ou responsáveis (conta de água, luz, telefone e internet), se o Comprovante de Residência estiver em nome de terceiros, anexar o contrato de locação ou declaração de moradia, reconhecida em Cartório no nome do proprietário ou responsável pelo imóvel.
 
Ressaltamos que não podemos receber os documentos digitalizados, pois a ARCON solicita a documentação de maneira física.
 
Cordialmente,

Secretaria Acadêmica