Templates para Apresentação de Slides das Defesas

INSTRUÇÕES PARA EDIÇÃO DOS MODELOS

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Não é permitido modificar o fundo, as cores ou a disposição dos elementos (logos, identificação, etc.) presentes no modelo original;
  • Certifique-se de preencher corretamente todos os campos indicados no template;
  • sumário pode (e deve) ser adaptado conforme a estrutura do trabalho ou pesquisa do discente;
  • É permitido inserir novas páginas, desde que sejam mantidos o padrão visual e a formatação estabelecidos. Lembre-se também de numerá-las corretamente.

 

MODELOS

Edição no Canva:

  • O discente deverá acessar o link do modelo e criar uma cópia própria para realizar as alterações necessárias:

Canva - Modelo de Apresentação de Dissertação

Canva - Modelo de Apresentação de Qualificação

 

Edição no Microsoft PowerPoint:

  • O discente deverá acessar o link do modelo e fazer uma cópia do arquivo para realizar as alterações necessárias:

PowerPoint - Modelo de Apresentação de Dissertação

PowerPoint - Modelo de Apresentação de Qualificação

 

Edição em qualquer outra ferramenta devem obedecer às mesmas regras estabelecidas inicialmente.

Formulários acadêmicos

FORMULÁRIOS QUE DEVEM SER ASSINADOS E ENVIADOS VIA SAGITTA

Informamos que procedimentos referentes às solicitações acadêmicas que devem ser realizados pelo Sistema de Atendimento ao Usuário da UFPA - SAGITTA devem seguir os passos:

  1. Acessar o endereço https://sagitta.ufpa.br/sagitta/

  2. Inserir o mesmo Usuário e senha cadastrados no SIGAA.

  3. Clicar em NDAE - NUCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA - Tucuruí.

  4. Clicar em PPGINDE.

 

DISCENTES

A seguir, apresentamos um breve resumo de cada solicitação e seus respectivos requerimentos/formulários que devem ser preenchidos e, em seguida, anexados no SAGITTA conforme instruções acima: 

REINGRESSO

Deve ser utilizado nos casos em que o(a) discente solicita reingressar o vínculo junto ao PPGINDE.

 

TERMO DE DESISTÊNCIA

Deve ser utilizado nos casos em que o(a) discente solicita o cancelamento de seu vínculo junto ao PPGINDE.

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR - Documentos Finais

Refere-se à formalização de conclusão de curso, contendo os documentos necessários para a devida homologação desta conclusão pelo colegiado.

 

MUDANÇA DE ORIENTAÇÃO

Deve ser utilizado quando há necessidade de trocar o(a) orientador(a). Esses documentos devem ser aprovados pelo Colegiado, portanto, devem ser anexados no SAGITTA antes da reunião.

 

REVISÃO DE CONCEITO

Deve ser utilizado nos casos em que se buscam esclarecimentos acerca de um determinado conceito final de disciplina. A solicitação deve ser feita via SAGITTA. É importante atentar-se para os prazos em que esta solicitação deve ser feita (48h após a divulgação do conceito).

 

TRANCAMENTO DE CURSO
Deve ser utilizado quando há necessidade de trancar o curso, de modo parcial ou integral, em conformidade com os prazos apresentados no Regimento Interno do Programa. Este documento deve ser anexado no SAGITTA, para que sejam tomadas as providências. 

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR - Créditos

Deve ser utilizado nos casos em que o(s) discente(s) requer créditos por atividade(s) complementar(es). Este documento deve ser anexado no SAGITTA, para que sejam tomadas as providências.

 

DEFINIÇÃO DE ORIENTAÇÃO
Deve ser utilizado pelos(as) discentes ingressantes que, após diálogos com os(as) docentes do programa, definem quem lhes orientará para a elaboração da Dissertação.

 

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DIVULGAÇÃO - Dissertação e Imagem

 Deve ser utilizado pelos/as discentes tratando-se da autorização para divulgação de dissertação e da imagem nos sites, redes sociais e demais meios de comunicação.

 

 

FORMULÁRIOS QUE DEVEM SER PREENCHIDOS DE FORMA ON-LINE ATRAVÉS DOS LINKS DISPONIBILIZADOS ABAIXO

DISCENTES

A seguir, apresentamos um breve resumo de cada solicitação e seus respectivos requerimentos/formulários que devem ser preenchidos on-line e enviados.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Deve ser utilizado quando o(a) discente cursou alguma disciplina(s) em outro(s) programa(s) de pós-graduação e que apresenta compatibilidade com a(s) disciplina(s) ofertadas no PPGINDE.

 

MATRÍCULA EM ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO
Deve ser utilizado para manutenção de vínculo acadêmico em determinado semestre em que os(as) discentes não cursarão disciplinas obrigatórias, optativas e nem serão matriculados em Defesa de Projeto, Qualificação ou Dissertação.

 

PRORROGAÇÃO DE CURSO

Deve ser utilizado quando há necessidade de obter mais tempo para conclusão do curso. Esse documento deve ser aprovado pelo Colegiado.

 

 

DOCENTES

A seguir, apresentamos um breve resumo de cada solicitação e seus respectivos requerimentos/formulários que devem ser preenchidos on-line e enviados.

CREDENCIAMENTO

Este formulário deve estar devidamente preenchido pelo(a) docente.

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO FINAL

Este formulário deve ser aprovado na reunião do Colegiado, por isso, deve estar devidamente preenchido. Após a aprovação o(a) discente pode realizar a defesa.

 

COORIENTAÇÃO
Deve ser utilizado para a formalização de coorientação de um(a) docente externo ao PPGINDE. Este formulário deve ser preenchido e encaminhado apenas por docentes.

 

FICHA DE AVALIAÇÃO - Defesa de Projeto
Trata-se dos elementos de avaliação para a defesa de projeto.  

 

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE ENTREGA DE DISSERTAÇÃO

Deve ser utilizado pelos/as orientadores/as, tratando-se da autorização da entrega da dissertação devidamente concluída.