O artigo científico intitulado “UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE CORTE DE MÁRMORE E GRANITO COMO SUBSTITUTO PARCIAL DO CIMENTO E AGREGADO MIÚDO NA CONFECÇÃO DE BLOCOS PARA PISO INTERTRAVADOS” produzido no Programa de Pós-graduação em Infraestrutura e Desenvolvimento Energético - PPGINDE do NDAE/ UFPA em Tucuruí, recebeu menção honrosa da 1º edição do concurso “O Artigo do Ano” no 60° Congresso Brasileiro do Concreto – IBRACON 2018.
O evento ocorreu de 17 a 21 de setembro, em Foz do Iguaçu - PR.
A menção honrosa significa que esta produção científica foi o melhor artigo entre os 130 inscritos pela Macrorregião Norte.
O artigo é de autoria dos alunos Mateus Mousinho, Taiana Ferreira, Felipe Mesquita, Jaeferson Batista, Mísley Teixeira e o Professor Paulo Sérgio Souza.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade da reciclagem do resíduo de corte de mármore e granito (RCMG) como substituto parcial do cimento e de agregado miúdo na confecção de blocos de concreto para utilização em pisos intertravados. A metodologia consistiu na substituição parcial de 5% e 10% do volume do cimento e 25% e 50% do volume de agregado miúdo. Foram realizados ensaios de caracterização do agregado miúdo e do RCMG, ensaio de compressão simples dos blocos aos 7 e 28 dias, teor de absorção de água e análise de custo de produção. Foi constatado que os traços com substituição parcial do agregado miúdo elevaram a resistência à compressão, os custos e o teor de absorção em relação ao traço de referência. Os traços com substituição parcial do cimento demonstraram aumento na resistência à compressão, além da redução de custos e do teor de absorção, demonstrando viabilidade técnica e econômica do RCMG para utilização na confecção dos blocos.