Em novembro de 2023 o egresso Jedson Henryque Corrêa Abrantes iniciou o doutorado-sanduíche na Universidade Nova de Lisboa – em Portugal.

O egresso integrou o corpo discente regular no PPGINDE, no período de 2017-2019, concluindo o curso de mestrado acadêmico com a dissertação “Análise experimental de consolos curtos de concreto com armaduras contínuas e descontínuas”.

A conclusão do mestrado possibilitou sua atuação como docente substituto na Faculdade de Engenharia Civil do Campus Universitário de Tucuruí – CAMTUC/UFPA ministrando disciplinas relacionadas com a formação stricto sensu, dentre outras.

No ano de 2021, ingressou no curso de doutorado, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil – PPGEC/UFPA, sob a orientação do prof. Dr. Maurício de Pina Ferreira (que também atua como docente permanente no PPGINDE). E, em 2023, após seleção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi contemplado com bolsa para o curso de doutorado-sanduíche, por um período de 10 meses, na instituição do exterior acima mencionada.

Nesse intercâmbio, o doutorando aprofundará os conhecimentos relacionados a sua pesquisa de tese na área de estudos de reabilitação, reparo e reforço de estruturas de concreto armado, tendo a coorientação do Prof. Dr. Valter Lúcio, que tem desenvolvido trabalhos nesta área há mais de 40 anos, sendo então referência acadêmica e profissional.

Pelo exposto, com essa experiência acadêmica reiteramos a importância de que seja incentivado o intercâmbio científico, potencializando a formação acadêmica de discentes, contribuindo com a qualidade das pesquisas e estudos realizados em parceria entre instituições do país e do exterior.

Ficou interessado/a em saber mais sobre a trajetória acadêmica do egresso Jedson Henryque Abrantes? acesse a entrevista detalhada que ele nos concedeu! Clique aqui!

Texto e arte: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético – PPGINDE.