Contemplado pelo EDITAL 07/2017 – PROPESP/PROINTER PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL - PACI - SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL o Prof. Dr. André Luiz Amarante Mesquita esteve na Université de Libre de Bruxellas fomentando cooperação interinstitucional com aquela universidade.

Na ULB (Bélgica) o docente reuniu com o Professor Patrick Hendrick – chefe do Departamento de Aero-Termo-Mecânica, Escola de Engenharia Politécnica da ULB – onde dialogaram sobre o fluxo de discentes (graduação e pós-graduação) entre as duas instituições. Isso resultou na vinda, em 2022, de um aluno de doutorado da ULB que desenvolveu parte de sua pesquisa nas dependências do laboratório FLUIDPAR – grupo de pesquisa liderado pelo Prof. Dr. André Mesquita.

Essa aproximação com o professor Hendrick contribuiu para a consolidação internacional do grupo de pesquisa, assim como o aumento da produção científica. Além disso, como fruto dessa cooperação mencionamos um Acordo internacional visando o estabelecimento de intercâmbio acadêmico e cooperação em ensino e pesquisa para a promoção do avanço e disseminação da aprendizagem; um projeto aprovado pela instituição Belga; publicações qualificadas e a vinda de pesquisadores ao município de Tucuruí.

Ações dessa natureza contribuem para estabelecer relações entre grupos e fomentar parcerias que visem o aprimoramento científico de discentes, docentes e demais pesquisadores envolvidos em estudos em prol do desenvolvimento, inovação e excelência acadêmica.

Texto e arte: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético – PPGINDE.