Ronaldo Menezes dos Santos Júnior – engenheiro mecânico – ingressou no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético no ano de 2016, na área de Desenvolvimento Energético e concluiu o curso em 2018.

Orientado pelo Prof. Dr. André Luiz Amarante Mesquita, desenvolveu a pesquisa “Procedimentos experimentais para avaliação da emissão de poeira em manuseio de minérios” onde criou duas bancadas de testes de torre de poeira e túnel de vento. Essa pesquisa motivou o desenvolvimento de uma patente denominada “DISPOSITIVO PARA TESTE MECÂNICO DE PENETRAÇÃO E TRAÇÃO”, por meio de projeto P&D entre a VALE e a UFPA.

A conclusão do curso oportunizou sua inserção na Vale S.A. Em 2018, ingressou na Unidade de Tubarão/Vitória/ES, atuando em gestão de emissões atmosféricas, especificamente na área de controle de emissões de material particulado. E ano de 2022 passou a atuar na Usina de pelotização de São Luís/MA, onde assumiu o cargo de engenheiro Sênior.

Durante sua trajetória acadêmica, o egresso dedicou-se ao curso, almejando o aperfeiçoamento científico e acadêmico, o que lhe oportunizou iniciar uma carreira bem-sucedida no mercado de trabalho e contribuir significativamente com o desenvolvimento na área energética.

Quer saber mais sobre a trajetória acadêmica e profissional desse egresso? acesse aqui a entrevista detalhada que ele nos concedeu.

Texto: Adaptado da entrevista.

Arte: NDAE/PPGINDE.